Escrita não é dom, é prática

por: Vagner Melo



A comunicação é parte fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Os processos comunicativos envolvem uma série de questões que vão da fala até a forma como nos vestimos.

Mas um dos pontos mais importantes na comunicação é a escrita. Grande parte das pessoas tem dificuldades em escrever e acreditam que existe uma fórmula mágica para isso. Ledo engano!

Escrita não é dom, é prática

Como tudo na vida, escrever demanda prática constante, assim como o hábito de correr ou ir na academia. Você pode até dizer que ter talento ou o chamado “dom” é importante. Talvez!

Ter a facilidade em uma atividade ajuda, porém não pense que quando desejar vai escrever um excelente texto que mudará o mundo. É preciso que a atividade seja constante. Escreva mesmo quando não tiver vontade ou acreditar que não tem boas ideias.

Fazer anotações pode ajudar no processo criativo, assim surgirão tópicos, novas ideias, facilidades na observação sobre o que quer e onde se quer chegar com o texto.

Sobre a parte gramatical, conhecer as regras ajuda sim, porém é o habito da leitura que facilitará toda a sua escrita. E quanto mais diversa a leitura melhor, pois assim ajudará a fazer ligações entre vários assuntos, ainda que a princípio eles não tenham relação.

Diversificar a leitura ajudará a compor os mais variados textos e temas. Isso é ainda mais importante para a produção de textos acadêmicos, que visam não apenas avaliar o aluno, mas analisar a sua capacidade de concisão, reflexão e conhecimento.  

Os grandes escritores ou pensadores que, ao longo do tempo, foram deixando suas marcas e hoje são renomados na literatura, costumavam ler muito. Assim como a escrita, a leitura também é um hábito, e esse, se possível, deve cultivado desde a infância.  

A escrita também é uma forma de você conseguir expressar as coisas que pensa ou sente, mas não encontra uma forma de falar ou não tem no momento alguém para conversar. Escrever em um papel é um modo de colocar para fora tudo o que gostaria, inclusive as ideias para projetos futuros.

O caminho cérebro, braço, mão, caneta e papel é ótimo para visualizar o que está pensando e ter um olhar de fora, que de outra forma não conseguiria enxergar. A Escrita possui um certo poder e é uma forma de ter uma perspectiva geral de tudo.

E como em toda boa comunicação é sempre importante saber que existe uma pessoa que está do outro lado. Não basta apenas escrever bonito, com vários jargões ou palavras difíceis. Textos bons costumam expressar o difícil de forma simples.

Tente imaginar como a outra pessoa irá ler e entender o seu texto, se as palavras escolhidas conseguem transmitir uma ideia clara. Peça para que alguém leia o que você escreveu, assim saberá onde pode melhorar, se é nos erros gramaticais, nos temas escolhidos ou até o tamanho do texto. É importante saber a opinião das pessoas nesses casos.

Veja por exemplo as grandes canções que ouvimos por aí. Músicas que mexem com o coração da gente ou nos fazem refletir. O fato de muitas músicas fazerem sucessos e serem cantadas por muitos anos é a prova de que aquela escrita foi, de fato, bem feita.

Muitas dessas canções parecem ser escritas especialmente para nós, e isso porque o compositor conseguiu expressar em palavras, os sentimentos que também fazem parte de nós.

Deseja escrever um livro, crônica, poesia, bons trabalhos acadêmicos ou um simples texto? Bom, escreva! Pratique. Escolha um tema no qual tem domínio e veja o que consegue fazer.

A internet está aí para tirar as dúvidas que possam surgir. E a prática irá tornar sua escrita mais fluida e mais atraente para outras pessoas.   


 

2 comentários: