Dia do leitor

 



Por: Vagner Melo


Dia 07 de janeiro é comemorado o dia do leitor.

Sim senhoras e senhores, existe um dia para aqueles que amam ler e não conseguem passar um dia sem ficar com os olhos grudados em um texto.

Não importa a leitura, se é um jornal, livros sobre qualquer assunto, quadrinhos ou revistas, o importante é que o habito de leitura consegue entreter, informar e educar ao mesmo tempo.

Os livros provavelmente são a maior invenção que o homem já criou. Afinal, ainda que a escrita tenha sido uma grande evolução, a capacidade de registrar informações não seria nada se não houvesse um suporte adequado.

Foi devido a possibilidade de registrar tudo nos livros que muito do conhecimento humano foi preservado e explorado ao passar dos anos.

Claro que esse caminho foi se desenvolvendo com o passar dos anos e as evoluções tecnológicas. Paredes de cavernas, tabuas de argila, papiro, papel, cada um teve sua importância e avançou para a disseminação do conhecimento humano.

E ainda que hoje estejamos cercados de aparelhos tecnológicos e que estes nos possibilite fazer inúmeras coisas, o prazer de ficar sentado em um canto e poder se perder dentro de uma história é simplesmente fantástico.

E não importa o assunto. Se é ficção, fantasia, história, ciências, filosofia, biografia ou algum tema mais acadêmico, se você conseguir ampliar seus hábitos de leitura terá enormes benefícios.

Nos últimos anos houve também o crescimento dos livros chamados de “autoajuda” ou aqueles que prometem melhorar a vida das pessoas que o leem.

Ainda que a indicação seja para ler um pouco de tudo, fique de olhos abertos para as leituras que prometem mudanças.

O que de fato nos faz mudar é a possibilidade de sempre procurarmos algo novo para ler.

Nos últimos anos houve também o crescimento dos suportes eletrônicos como tablet, e-readers e até mesmo o novo (ou nem tão novo assim), acompanhante das pessoas, o aparelho celular.

Entretanto, muita gente ainda é contra esse novo suporte, preferindo a leitura a “moda antiga”. Ir na livraria, sentir o cheiro do livro, ou seja, senti-lo fisicamente de alguma forma..

Os países mais desenvolvidos do mundo possuem o hábito da leitura em seus cidadãos. Por esse motivo, muitos deles possuem um nível crítico bem mais desenvolvido que o nosso.

Países como Estados Unidos, Inglaterra e França, motivados também pelo crescimento econômico e pela necessidade de vender jornais, já no século XIX e XX, procuraram alfabetizar seus habitantes.

Por isso, o investimento em educação é tão importante. Ele pode não apresentar resultados imediatos, mas a longo prazo trará resultados importantes.

A educação formará pessoas mais qualificadas e mais capazes de se desenvolver e produzir, aumentando assim a riqueza do país e da sua qualidade de vida.

Mas infelizmente, segundo o que as pesquisas apontam, a média de leitura do brasileiro, que você pode observar clicando aquié ainda muito muito baixa. E unido aos problemas econômicos que passamos nos últimos anos, ocorreu também a diminuição no número de leitores.

Hoje o tempo em redes sociais, celulares ou mesmo maratonando uma série é bem maior do que os dedicados a leitura. E isso se deve também ao fato de que o nosso cérebro gosta de trabalhar pouco.

Incentive uma criança a ler

Sabemos como é difícil iniciar um novo hábito e o da leitura deveria ser incentivado já na infância. O estimulo para a leitura nessa época trará enormes benefícios, como a criatividade, melhor capacidade cognitiva, interpretação e escrita.

Infelizmente as leituras escolares estão longe do gosto das crianças, o que cria uma certa resistência para gerar novos leitores.

Deveríamos começar aos poucos, com leituras mais simples, que mexam com a imaginação, que sejam mais lúdicas e ir ampliando com o passar dos anos.

Das leituras iniciais, histórias em quadrinhos e livros de ficção/fantasia seriam os mais indicados, pois são eles que ajudaram a desenvolver mais a imaginação das crianças.

São eles que nos levam para outros lugares. Terras longínquas, planetas distantes ou mesmo reinos fictícios, mas que possuem muitas similaridades com o nosso mundo.

Algumas pessoas costumam revisitar seus livros preferidos ao menos uma vez ao ano. E mesmo já sabendo toda a história de cor, é possível aprender coisas novas ou reparar em certas situações não percebidas antes.

Isso porque a capacidade de alguns autores em criar narrativas é tão fantástica que é simplesmente impossível ler o livro apenas uma única vez.

Ampliar os hábitos de leitura seria uma forma ideal de melhorar nossa visão sobre o mundo.

Que sabe assim o nível de discussões que vemos por aí não fosse bem melhor.

Bom dia do leitor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário